Com caráter multiuso, 10 níveis e três anéis de arquibancadas com 50 mil assentos e capacidade para 66 mil espectadores em eventos de entretenimento, como shows internacionais, o estádio é o principal legado físico conquistado pelos baianos na área esportiva e substituiu o antigo estádio, que foi demolido e implodido, mas cujo projeto arquitetônico foi mantido na nova construção.
Durante o período FIFA, 5mil assentos temporários são adicionados ao equipamento, demanda necessária em virtude da possibilidade da Bahia receber um jogo da seleção brasileira nas quartas-de-finais, a depender dos resultados das fases anteriores.
O estádio já possui em seu currículo jogos importantes, em especial, o confronto entre o Brasil e Itália, no qual a torcida baiana empurrou a seleção brasileira na conquista do título de Campeão da Copa das Confederações de 2013. Milhares de torcedores já vibraram com os lances dos craques de futebol nas arquibancadas da Arena, número que fica ainda maior quando são considerados todos os eventos já promovidos no local.